d

DÚVIDAS?

Entre em contato

um pouco

Quem Somos

Sobre nós

O Colégio CIESB adota o método de Pestalozzi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais. Acreditamos que o amor é a base de todo processo educacional, partindo sempre do ponto mais fácil e simples para atingir o mais difícil e complexo juntamente com os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser.

Na Educação Infantil ao acolher os educandos respeitamos e trabalhamos com as vivências e os conhecimentos construídos por eles no ambiente familiar e no contexto de sua comunidade, articulados a nossa propostas pedagógicas.  Nosso objetivo é de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar, envolvendo-os e despertando a suas curiosidades e criatividades.

A aprendizagem e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes a interação e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão estruturados em cinco campo de experiências de acordo com a BNCC, que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, são eles:

  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

A transição da Educação Básica, entre a educação infantil e os anos iniciais, requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas, garantindo integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças, respeitando suas singularidades e as diferentes relações que elas estabelecem com os conhecimentos, assim como a natureza das mediações de cada etapa. Com isso, o Colégio CIESB estabelece estratégias de acolhimento e adaptação, de modo que a nova etapa se construa com base no que a criança sabe e é capaz de fazer, em uma perspectiva de continuidade de seu percurso educativo.

No Ensino Fundamental, temos como base o sócio interacionista ou sócio construtivismo de Vygotsky, não abrindo mão dos fundamentos de Pestalozzi. Levando em consideração o conhecimento pré-adquirido e a vivência de cada educando, uma progressão das múltiplas aprendizagens. É neste período da vida, que as crianças estão vivenciando as mudanças mais importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesma, com o outro e com o mundo. O ensino não fica restrito à transmissão de conteúdos e à prática de avaliações, que surgem nesta nova etapa, o estímulo ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo é parte fundamental para um bom desenvolvimento dos anos iniciais, aprimorando constantemente o processo de ensinar, de aprender e de avaliar, garantindo uma aprendizagens para todos os estudantes.

Os dois eixos trabalhados nos anos iniciais são: Eixos Integradores (Alfabetização, Letramentos e Ludicidade) e os Eixos Transversais (Educação para a Diversidade, Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos e Educação para a Sustentabilidade).

O Colégio CIESB garante o percurso de aprendizagem contínuo, como a divisão por áreas do conhecimento, componentes curriculares e unidades temáticas. As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental. As competências são:

  1. Conhecimento
  2. Pensamento científico, crítico e criativo
  3. Repertório cultural
  4. Comunicação
  5. Cultura digital
  6. Trabalho e projeto de vida
  7. Argumentação
  8. Autoconhecimento e autocuidado
  9. Empatia e cooperação
  10. Responsabilidade e cidadania

Temos como foco principal os princípios e valores cristãos e oferecemos como diferencial as línguas: Inglesa, Alemã, Francesas e Espanhola que fazem parte da grade curricular dos nossos educandos, assim como o judô; ballet; educação física; psicomotricidade; arte; música; musicalização infantil; robótica e cozinha experimental.

Missão

O CIESB tem a missão de oferecer um ensino de qualidade em um ambiente propício, envolvendo aspectos cognitivo, social, cultural e espiritual, com base nos princípios cristãos, na liberdade da existência e nos ideais da solidariedade humana, com a finalidade do desenvolvimento integral do educando, preparando-o para o trabalho e o exercício pleno da cidadania.
Constituem objetivos da Instituição:
Educar o aluno, promovendo-o na fé e na ciência para que seja um agente transformador na sociedade;
Proporcionar vivências que possibilitem o desenvolvimento integral e harmônico do educando;
Assegurar ao aluno a formação básica para o trabalho e para a cidadania;
Colaborar com o discente na formação moral, espiritual, ética, incluindo o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento reflexivo e crítico, e da criatividade.

Princípios

O Centro Internacional Evangélico Suíço Brasileiro nasceu com a missão de ser o melhor Centro de Ensino Cristão do DF, reconhecido pela qualidade de ensino por excelência.

Sua visão é oferecer um ensino de qualidade e ambiente propício ao desenvolvimento integral do educando, com base nos princípios cristãos.

Mantenedores são Suíço-Brasileiros e residem na Suíça, onde procuram trazer o modelo de educação de qualidade, baseados na experiência de educação por excelência das escolas Suíças, sendo que o CIESB possui característica própria e o apoio dos órgãos governamentais Suíços, tanto para a propagação do modelo de educação como também para divulgação da cultura do país.

A prática educativa das escolas suíço-brasileiras está fundamentada no pensamento de alguns dos mais importantes nomes ligados à história da educação, como os suíços Johann Heinrich Pestalozzi e Jean Piaget. O ensino procura engajar alunos, seus pais e professores na formação de cidadãos com pensamento próprio, que atuem com criatividade e conduzam seu processo de aprendizado.

Valores

Ética, competência, flexibilidade, diversidade, responsabilidade, autonomia, criatividade, acolhimento, integridade, amizade, família e cooperação.

Visão

O Centro Infantil Evangélico Suíço Brasileiro nasceu com o objetivo de ser o melhor Centro de Ensino Cristão do DF.

Idiomas

É língua oficial e a mais falada na Alemanha, Áustria, Suíça, Tirol do Sul (Itália), Comunidade Germanófona da Bélgica e Liechtenstein.

Língua românica com cerca de 136 milhões de falantes nativos no mundo. É língua oficial em 30 países.

Língua germânica ocidental que surgiu nos reinos anglo-saxônicos da Inglaterra e se espalhou para o que viria a tornar-se o sudeste da Escócia.

Língua românica ocidental do grupo ibero-românico que evoluiu a partir de vários dialetos do latim falados no centro-norte da Ibérica.

escola com especialistas

Ideias e soluções únicas na
educação

O Colégio CIESB garante o percurso de aprendizagem contínuo, como a divisão por áreas do conhecimento, componentes curriculares e unidades temáticas. As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.

icon email mobile
icon mobile telefone
icon whatsapp mobile